Chapiuski

Como beber whisky corretamente? Veja passo a passo para degustar

O whisky certamente é uma bebida especial. Em celebrações de grandes momentos entre amigos, sempre chega a hora de descer uma garrafa de whisky para ser apreciada pela roda. Além disso, o whisky também é uma das bebidas mais complexas que temos à nossa disposição, tão enigmática no seus sabores e aromas quanto na sua apreciação.

A bebida é tão intrigante ao paladar, que muitas vezes nos perguntamos se estamos apreciando o seu sabor corretamente. Para você não perder nada e, ainda, fazer bonito na frente dos amigos na próxima vez, vamos ver passo a passo como beber whisky do jeito certo.

Passo 1: Escolhendo o copo certo

Para apreciar um bom whisky, é preciso saber em qual copo servi-lo. O recipiente mais recomendado por especialistas é o “copo de Xerez”, ou, como você deve conhecê-lo, um copita. Se você não puder usar um copita na ocasião, prefira um copo de pé fino, como um copo de vinho ou de aperitivo.

A preferência pelo copo de Xerez acontece porque ele permite a liberação de todos os aromas do whisky. Os copos mais tradicionais devem ser evitados, porque eles facilitam que a bebida seja aquecida pelo calor da mão, o que deixa o gosto do álcool mais forte e prejudica a apreciação dos sabores complexos do whisky.

Passo 2: Preparando o copo

Muito bem! Agora você já sabe qual copo usar, mas espere! Não sirva o whisky ainda. Para beber whisky corretamente, é preciso preparar o copo para a bebida. Para isso, deve-se servir um pouquinho de whisky no copo e deixar ele respirar por alguns segundos em temperatura ambiente.

Depois disso, agite a bebida no copo para que ela se espalhe por todo seu interior, cuidando para manter a borda do copo seca e, então, por pior que isso possa soar, despejar fora a bebida.

Passo 3: A dosagem correta

Para caprichar mesmo e tomar whisky corretamente, você precisa acertar na dosagem. Para provar a bebida, sua dose não deve passar de 28 mililitros e é importante que, ao servir, você pegue o copo de whisky pela base, para você não aquecer o copo e a bebida com o calor das mãos.

Passo 4: Cheirando o whisky

Apesar de parecer um pouco caricato demais, a apreciação completa do whisky necessita que você sinta todos os aromas da bebida. Para fazer isso, você deve primeiro colocar o seu nariz dentro do copo e inspirar intensamente.

Assim, você irá puxar todo o vapor do álcool e, a seguir, deve colocar o copo contra a luz e observar se houve mudanças à sua aparência. Prosseguindo, agite o whisky pelo copo, da mesma maneira que fez antes de servir a bebida, e analisar bem para notar mudanças.

Para finalizar essa etapa, leve o copo até o nariz novamente e fique passando-o de uma narina para a outra, inspirando lentamente, para facilitar a apreciação completa pelo paladar.

Passo 5: Adicionando água

Essa pode parecer um pouco estranha, mas para beber whisky do jeito certo, você vai precisar seguir a dica acima. Adicionar um pouco de água vai fazer com que você baixe o nível alcoólico do whisky, eliminando o sabor do álcool e, assim, torne mais acessível todos os sabores dessa emblemática bebida.

Passo 6: Provando o whisky

Enfim, chegou o momento tão esperado: a prova real dos sabores do whisky. Tome um pequeno gole e deixe a bebida descansar na sua boca por cerca de 30 segundos. Faça essa prova duas vezes e, assim, irá conseguir acessar diferentes sabores e características do whisky que você jamais imaginou.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo