Chapiuski

Dicas simples para você beber cachaça da melhor forma possível

Grande parte das bebidas alcoólicas possuem o seu próprio ritual de degustação. Temos, por exemplo, o vinho, que possui uma taça para cada um dos tipos da bebida, além de precisar ser decantado antes de podermos consumi-lo. E é claro que o vinho não está sozinho nessa, pois, da mesma forma, o whisky e até mesmo a cerveja têm os seus pequenos rituais para serem servidos e consumidos de forma correta.

Indo um pouco contra essas bebidas, quando nos referimos à cachaça, não existe uma maneira certa de bebê-la. Isso, é claro, não significa que algumas medidas não possam ser tomadas para fazer com que a nossa experiência em tomar a bebida seja ainda mais prazerosa. Portanto, lembre-se de que as dicas a seguir não precisam ser levadas como regra, mas você pode segui-las para aproveitar ainda mais os sabores e os efeitos da cachaça.

Começando pelo copo

Não existe um copo intitulado o “copo da cachaça”, portanto não se preocupe em precisar comprar um copo específico para consumir a pinga. Na verdade, o copo tradicionalmente usado para degustar a bebida é simplesmente um copo de shot, ou apenas um copo mais curto, preferencialmente um martelinho.

Agora, se você quiser apreciar e degustar a sua cachaça com mais calma, sem a pressão de bebê-la em um gole só, então o copo de martelinho não será a melhor opção para você. Para esses casos, o copo mais recomendado é, acredite ou não, uma taça ou cálice. Tomar cachaça em uma taça pode parecer uma combinação estranha, mas é um ótimo recipiente para você poder apreciar a sua cachaça com calma. A vantagem da taça é que você pode segurá-la pela haste, impedindo que o calor das suas mãos interfira na temperatura e no sabor da cachaça servida no copo.

Relacionados:

Tudo de uma vez, ou em alguns goles?

A cachaça leva a fama de ser uma bebida que desce queimando a nossa garganta até chegar no estômago, mas isso somente porque temos o costume de virar um copo de shot com a bebida e tomar tudo em um gole só. Enquanto essa maneira de consumir a bebida seja a mais popular, e aproveite bem o teor alcoólico da cachaça para ficarmos bêbados mais rápido, essa não é a melhor maneira de aproveitar a bebida que você tem em mãos.

Se você, mais uma vez, quiser apreciar a sua cachaça com calma e, mais importante, bebê-la sem sentir o seu corpo pegar fogo por dentro, o ritual é muito semelhante ao de uma degustação de vinhos. Primeiro, você deve sentir os aromas da cachaça, deixando o seu nariz se acostumar com o cheiro da cana e da madeira presente nas bebidas, para que eles não sejam tão fortes quando você colocar a bebida na boca. Então, esteja a sua bebida servida em uma taça ou em um copo, você pode facilmente consumi-la em três ou quatro goles leves, o que irá permitir que você sinta o sabor, e tenha uma experiência mais tranquila.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo