Por que cerveja congela se pegar no meio da garrafa/lata?

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Pegar cerveja no meio congela

Você chega em casa louco por uma cerveja depois de um dia longo de trabalho, mas só tem cerveja quente. Então, você coloca ela no congelador pra gelar rapidinho e, passado um tempo, pega ela de qualquer jeito só para descobrir, quando abrir a garrafa, que a cerveja está toda congelada. Acho que todo mundo já passou por isso, não é? Parece até mágica, às vezes parece que é só encostarmos na cerveja, que ela congela.

O que acontece, na verdade, é isso mesmo. Quando pegamos uma cerveja muito gelada pelo meio da lata ou garrafa, ela congela com facilidade, mas isso não é mágica nenhuma, tem até nome: chama-se superfusão. Mas o que diabos é esse processo? E porque ele faz a cerveja congelar quando pegamos no meio da lata ou da garrafa?

Por que a cerveja congela quando pegamos a lata ou garrafa pelo meio?

Para entender esse processo, precisamos começar conhecendo um pouco a produção da cerveja. Enquanto está sendo feita, a bebida recebe uma quantidade de gás carbônico na sua fórmula, para que a pressão dentro da garrafa possa ser maior.

Até aí, tudo bem, o problema são os efeitos que as temperatura mais baixas têm sobre o CO2. Essa baixa na temperatura aumenta a concentração de gás carbônico na cerveja, deixando ela em um estado bastante instável quando a temperatura está próxima, ou inferior a 0ºC. O que isso significa? Quando a cerveja está em um estado muito instável, quer dizer que qualquer mudança muito brusca na temperatura irá facilmente fazê-la congelar.

Isso é exatamente o que acontece quando as nossas mãos entram em contato com a lata ou garrafa. Quando pegamos essa cerveja no meio, as nossa temperatura corporal está muito mais elevada do que a da cerveja, o que faz com que o gás carbônico passe para o estado gasoso, diminuindo ainda mais a temperatura do líquido, fazendo ele congelar.

Como evitar que a cerveja congele?

Evitar que a sua cerveja congele quando você tira ela do freezer é bem simples, não precisa de truques ou técnicas mirabolantes. Tudo o que você precisa fazer é ter um pouco de cuidado quando tirar ela do congelador. Ao invés de pegar a garrafa ou a latinha de cerveja pelo meio, experimente pegar pelo gargalo quando for a garrafa, ou simplesmente pelo topo da latinha. Pegar a garrafa e latinha pelo fundo também é uma boa solução, especialmente no caso da garrafa, já que o vidro nessa parte é mais grosso, o que diminui a influência da temperatura da sua mão sobre o líquido.

Uma dica para o futuro

Essa história toda não aconteceria se a cerveja não estivesse no congelador. A gente sabe que cerveja gelada é uma necessidade, mas é preciso saber maneirar um pouco na temperatura. Se a cerveja estiver em uma temperatura muito baixa, o risco de congelar não é o único problema que você tem. O que acontece é que quando a temperatura da bebida está inferior a -2ºC, ela está tão gelada que irá anestesiar as nossas papilas gustativas, fazendo com que a gente não consiga sentir direito o gosto da cerveja, nem apreciá-la como ela merece.

Leave a Reply