Chapiuski

Cerveja artesanal: saiba o que é e como é feita

Cerveja artesanal
Comprar Bebidas Online
Esse site tem como objetivo divulgar informações, dicas e drinks. Nós não somos uma loja virtual. Caso você queira comprar bebida alcoólica, clique aqui e compre na amazon

A cerveja artesanal é uma bebida completamente diferente da cerveja industrializada. Para começar, enquanto as cervejas industrializadas dão uma sensação refrescante ao beber, as cervejas artesanais, além de não refrescarem, têm um sabor muito mais forte e intenso no paladar.

Isso acontece porque as cervejas industriais possuem alguns ingredientes a mais na receita, como o milho, enquanto as cervejas artesanais possuem restrições maiores e são feitas somente com puro malte.

A diferença entre as cervejas artesanais e as cervejas industriais não se restringem somente ao seu sabor. A cerveja artesanal é feita a partir de um processo muito mais lento e delicado do que a cerveja de fábrica.

Por isso, sua produção pode levar até 30 dias para ser completa. Ficou curioso sobre o processo de produção da cerveja artesanal? Vamos conversar um pouco sobre ele.

Cerveja artesanal

Bebidas em Promoção na Amazon
A Amazon é um dos maiores e-commerces do Brasil e você também pode comprar bebida alcoolica por lá. Clique no botão abaixo e Confira as promoções de Vinhos, Cervejas e Destilados.

Primeiro passo: Aquecimento e adição do malte

Para começar a longa produção de uma cerveja artesanal, o cervejeiro separa dois caldeirões, cada um cheio com cerca de 20 litros d’água e os aquece em uma temperatura de 65°C.

Enquanto isso, o cervejeiro tritura bem os de malte e, a seguir, os despeja no primeiro recipiente, onde eles devem aquecer por 90 minutos. Passado esse tempo, é hora de aumentar a temperatura do fogo para 78°C e esperar 5 minutos.

Segundo passo: Clarificação

Após todo esse processo, o cervejeiro passa os ingredientes do primeiro caldeirão para um terceiro recipiente, que ganha o nome de tina de clarificação. É nele que a mistura do malte se torna mais pura e clara. Nesse terceiro recipiente, o cervejeiro irá mexer os ingredientes em uma velocidade moderada e constante por cerca de dez minutos para completar o processo.

Terceiro passo: Ebulição e resfriamento

Antes de iniciar a terceira etapa da produção da cerveja artesanal, o cervejeiro deve lavar e higienizar bem o primeiro caldeirão utilizado na receita. Uma vez que isso estiver feito, ele despeja a mistura clara e purificada do terceiro caldeirão no primeiro caldeirão e, só então, a mistura deve ser transferida para o segundo caldeirão, que estava cheio somente de água aquecida até agora.

Ali, a mistura do malte deve ser fervida e é nesse momento que o lúpulo é acrescentado. Para quem não sabe, o lúpulo é o ingrediente responsável pelo gosto amargo e, também, pelo conhecido aroma da cerveja. Depois de misturar o lúpulo, o cervejeiro aquece o líquido por mais 30 minutos e, então, o deixa resfriar.

Bebidas em Promoção na Amazon
A Amazon é um dos maiores e-commerces do Brasil e você também pode comprar bebida alcoolica por lá. Clique no botão abaixo e Confira as promoções de Vinhos, Cervejas e Destilados.

Cerveja artesanal

Quarto passo: Oxigenação

É na quarta etapa do processo que a espuma da cerveja se forma. A mistura é transferida para um fermentador e, apesar disso, o lúpulo ainda deve permanecer no fundo do caldeirão por mais alguns minutos. Nesse tempo, o resto da mistura é oxigenado através de um aerador que deve conter um filtro de bactérias.

Quinto passo: Fermentação

Seguindo o processo de oxigenação, o líquido deve receber a adição de uma mistura de fermento, água e açúcar, que deve ter sido aquecida em uma temperatura próxima a 30°C. Depois dessa adição, o cervejeiro tampa o recipiente em que está a mistura e o reserva por três dias em um ambiente com uma temperatura entre 18°C e 25°C.

Sexto passo: Maturação

Passados os três dias do processo de fermentação, o cervejeiro despeja a mistura no balde de maturação. Lá, a cerveja deve ficar em reserva por aproximadamente 20 dias em uma temperatura entre 0°C e 10°C.

Depois desse processo, o cervejeiro adiciona o açúcar em calda e, então, pode engarrafar a cerveja. Para finalizar, a bebida ainda fica alguns dias em temperatura ambiente e, a seguir, pode ir para a geladeira e está pronta para ser apreciada.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo